top of page

GUIA DO FAZEDOR

Este é o guia definitivo para se tornar um(a) fazedor(a) do IYD Brasil! Esse material irá te apoiar na realização e divulgação da sua atividade. Todo o material foi criado pela equipe do IYD Brasil, que está à disposição para tirar qualquer dúvida ou acrescentar o que você sentir necessidade.

O que tem nesse Guia?

1
Como ser um fazedor?

1. Como ser um fazedor?

O fazedor é quem faz acontecer, quem realiza as atividades de impacto! O Dia Internacional da Juventude é sobre ação e protagonismo jovem! Para participar desse movimento é só:

 

1. Preparar uma atividade sobre o tema do ano, definido pela ONU [descrito abaixo].

Quando já tiver definido a sua atividade, inscreva sua atividade no mapa!

Se você ainda não tem uma ideia e precisa de apoio de um embaixador, faça login e inscreva seu perfil aqui.

 

2. Faça acontecerno mês de Agosto.

Tire fotos, faça vídeos, prepare relatos!

 

3. Enviar o relatório e receber o seu certificado.

 

A partir de agora você já pode começar a planejar sua atividade, contando com as ideias que vamos trazer neste guia, no nosso perfil do Instagram (@iyd.brasil) e com o apoio do embaixador local na sua região.

collaboration.png

Convidamos fortemente que você alinhe com sua equipe e planeje uma atividade prática em torno do tema para esse dia!

group (2).png

JOVEM FAZEDOR(A)

Se você não participa de uma organização, os embaixadores irão te ajudar a organizar uma atividade e podem te conectar com outras pessoas da sua região!

university.png

EMPRESA
ESCOLA
UNIVERSIDADE

Você pode tanto atuar diretamente realizando uma atividade como também se unir a demais organizações juvenis que trabalham na área. Fala com a gente e vamos pensar juntos!

brazil.png

ÓRGÃO PÚBLICO

Se você participa de algum conselho, secretaria ou órgão público, você tem o papel de articular, promover o Dia e garantir que eventos aconteçam na sua região! E pode também, claro, organizar sua própria atividade.

ORGANIZAÇÃO JUVENIL

2
Tema do ano

2. Tema do ano

A beleza desse Dia é a diversidade e as diferentes abordagens e formatos, afinal, o tema é único mas a atuação é livre. Neste guia vamos propor muitas ideias, escolha uma ou crie a sua própria ideia, o importante é fazer acontecer!

 TEMA DO ANO 

Todo ano trabalhamos em torno de um tema promovido pela ONU, e para 2022 o tema é:

HABILIDADES VERDES PARA OS JOVENS: RUMO A UM MUNDO SUSTENTÁVEL!

Hoje, o mundo está embarcando em uma transição verde. A mudança para um mundo ambientalmente sustentável e a favor do clima é fundamental não apenas para responder à crise climática global, mas também para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Uma transição bem-sucedida para um mundo mais verde dependerá do desenvolvimento de habilidades verdes na população. As habilidades, ou competências, verdes são “conhecimentos, habilidades, valores e atitudes necessários para viver, desenvolver e apoiar uma sociedade sustentável e eficiente em termos de recursos”.

 

Isso inclui conhecimentos e habilidades técnicas que permitem o uso eficaz de tecnologias e processos verdes no ambiente de trabalho, bem como habilidades transversais que se baseiam em uma variedade de conhecimentos, valores e atitudes para facilitar decisões ambientalmente sustentáveis ​​no trabalho e na vida.

 

Por ser um tema interdisciplinar, muitas vezes as habilidades verdes são expressadas por outros termos, como “competências para o futuro” e “competências para empregos verdes”. Embora as habilidades verdes sejam relevantes para pessoas de todas as idades, elas têm maior importância para os mais jovens, que podem contribuir para a transição verde por mais tempo.

Importante: lembre-se que o tema proposto pela ONU é um apoio, mas não um limitante. Ele pode servir de ponto de partida para criação das atividades no mês de Agosto, mas não deve restringir as pautas que podem ser trabalhadas!

Alguns desafios que podemos trabalhar:

 

A importância das habilidades verdes para as Juventudes:

Na preparação para a Cúpula dos ODS em Setembro, que marcará a metade do caminho para a implementação da Agenda 2030, é importante reconhecer como a transição verde está diretamente ligada a empregos verdes para os jovens. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma transição verde resultará na criação de 8,4 milhões de empregos para jovens até 2030. Esses empregos são chamados de empregos verdes, ou seja, empregos que contribuem para preservar ou restaurar o meio ambiente, seja por meio de processos mais sustentáveis ou da produção de produtos e serviços verdes.

 

Os jovens precisam estar bem preparados e desenvolver as habilidades verdes para que possam navegar com sucesso neste período de constante mudança e aproveitar as oportunidades que ele apresenta.

 

Apesar do crescente reconhecimento da relevância das habilidades verdes, os dados mostram uma escassez dessas habilidades entre os jovens, o que representa um obstáculo para os jovens participarem de um mundo do trabalho que está mudando para uma economia verde. Se as tendências atuais persistirem, até 2030 mais de 60% dos jovens podem não ter as habilidades necessárias para prosperar na economia verde.

 

Políticas para promover o desenvolvimento de habilidades verdes permanecem desafiadoras. Uma das razões é a falta de coerência em nível nacional entre as políticas relacionadas ao meio ambiente e as relativas à educação e capacitação. Para que as habilidades verdes ajudem a impulsionar o emprego dos jovens e o desenvolvimento sustentável, os dois conjuntos de políticas precisam estar bem alinhados e se reforçarem mutuamente.

 

Outro desafio importante é que o investimento necessário no desenvolvimento de habilidades foi subestimado no contexto dos compromissos nacionais para implementar os principais acordos climáticos internacionais. No relatório 'Nossa Agenda Comum', o Secretário-Geral enfatizou o papel crítico da educação e do desenvolvimento de habilidades para apoiar a capacidade das pessoas de navegar pelas transições da sociedade ao longo de suas vidas. A transição verde está moldando a experiência dos jovens de hoje na educação e no trabalho. Além disso, os jovens que possuem habilidades verdes estarão mais bem preparados para atuar como catalisadores que podem liderar a transição para um futuro mais verde.

Possíveis pautas para o do Dia Internacional da Juventude em 2023 são:

 

• Aumentar a conscientização sobre as habilidades verdes e sua relevância para alcançar os ODS, destacando o papel central dos jovens na transição verde;

 

• Equipar as partes interessadas com o conhecimento e a informação necessários para compreender a importância das competências verdes para os jovens;

 

• Apresentar políticas e práticas que possam estimular o desenvolvimento de habilidades verdes entre os jovens;

 

Ideias de pautas:

Essas são apenas alguns pontos para te inspirar, você é sempre livre para criar! E claro, conte com nossos embaixadores para dúvidas e ideias. Ao inscrever seu perfil no site, um embaixador irá te apoiar.

3
Ideias e dicas de atividades

3. Ideias e dicas de atividades

 Quem vai participar da minha atividade? 

 

É muito importante pensar no seu público! Você pode fazer uma atividade interna ou externa. Algumas organizações realizam atividades internas com os jovens que fazem parte, como movimentos juvenis, escolas, universidades, empresas, etc. Enquanto outras pessoas promovem atividades abertas ao público. O importante é ter jovens não só como público mas como protagonistas nesse dia. Vai ter um debate? Coloca um jovem à mesa. Vai ter uma palestra? Divide o palco com os jovens!

 Como pode ser a atividade? 

A atividade pode ser grande, gigante, como pode também ser um pequeno encontro de jovens para debater sobre algum tema por algumas horas. Cabe a você escolher a melhor forma para se engajar!

 

Ter como base os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pode ser uma boa forma de começar, pensando na atuação dos jovens para o cumprimento da Agenda 2030, ou de um objetivo específico. Pense, por exemplo: 

  • Qual ODS eu me identifico e quero contribuir? 

  • Algum ODS tem relação com o que eu estudo ou minha expertise? 

  • Qual ODS contribuiria mais para o desenvolvimento da comunidade onde atuo?

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 1 – Erradicação da pobreza  2 – Fome zero e agricultura sustentável  3 – Saúde e bem-estar  4 – Educação de qualidade  5 – Igualdade de gênero  6 – Água limpa e saneamento  7 – Energia limpa e acessível  8 – Trabalho decente e crescimento econômico  9 – Inovação infraestrutura  10 – Redução das desigualdades  11 – Cidades e comunidades sustentáveis  12 – Consumo e produção responsáveis  13 – Ação contra a mudança global do clima  14 – Vida na água  15 – Vida terrestre  16 – Paz, justiça e instituições eficazes  17 – Parcerias e meios de implementação

Enquanto os ODS apresentam Objetivos Globais de desenvolvimento sustentável, no Brasil temos o Estatuto da Juventude: o qual apresenta direitos nacionais dos Jovens. Uma perspectiva mais local! Veja abaixo os eixos e se inspire!

 

1. Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil

2. Educação

3. Profissionalização, ao Trabalho e à Renda

4. Diversidade e à Igualdade

5. Direito à Saúde

6. Cultura

7. Comunicação e à Liberdade de Expressão

8. Direito ao Desporto e ao Lazer

9. Território e à Mobilidade

10. Sustentabilidade e ao Meio Ambiente

11. Segurança Pública e ao Acesso à Justiça

Vamos lá, alguns exemplos bem práticos para você se guiar!

 

Ideias de formatos:

  • Debate, palestra ou roda de conversa online

  • Webinar: painel sobre um tema

  • Lives 

  • Debate de filmes/documentários

  • Desafios e missões para serem feitos de casa

  • Dinâmicas online

  • Mutirões

  • Organizar visitas a lugares culturais da sua cidade, como museus

  • Atividades com a familia

  • Participação de grandes convidados 

  • Eventos de trocas e conexões entre as pessoas (aproveite o momento online para conectar pessoas de longe!)

Conheça ideias de atividades dos nossos parceiros

Quais atividades aconteceram em 2022?

Aqui estão todas as atividades de 2022 para você se inspirar!

Ideias de pautas:
Essas são apenas ideias para te inspirar, você é sempre livre para criar! E claro, conte com nossos embaixadores para dúvidas e ideias. Ao inscrever seu perfil no site, um embaixador irá te apoiar.

 

 LOCAL 

 

Dada sua comunidade (de seu bairro, sua cidade, seu grupo de escola/universidade/etc), quais ações podemos fazer com os jovens locais?

  • Educação 
    E se fizéssemos workshops, atividades para aprendermos juntos temas importantes (empregabilidade, política, inclusão digital). Te desafiamos a buscar modos inovadores, hein? Que tal jogos, desafios?

  • Rodas de conversa
    Debate de ideias, diferentes pontos de vista e experiências sobre o tema do ano. Que tal trazer dados sobre um dos recortes do tema e debatermos? E que tal assistir um documentário ou ouvir um podcast e depois conversarmos sobre? Use o nosso guia de referências e prepare a pipoca!

  • Eleições
    Debata com seus amigos e familiares sobre as eleições deste ano, candidatos locais e nacionais, pesquise seu posicionamento sobre os assuntos que são importantes para você. Buscar o voto consciente e incentivar os demais a fazerem o mesmo é muito importante para a evolução da nossa democracia!

 

 PROPOSTAS COM INTERNET REDUZIDA 
 

Ideias que exigem menos dados do que uma vídeo-conferência

  • Missões coletivas
    Um grupo de whatsapp/telegram com uma bateria de missões e atividades. Digamos que a causa seja "Racismo ambiental", podemos fazer um desafio de 14 dias onde os participantes irão aprender a relacionar o cotidia com o tema, seja traves de artigos, videos e atividades.

  • Conteúdos + debates
    E se lançássemos segunda-feira um podcast no whatsapp sobre o tema (tem vários exemplos no nosso Guia de Referências). Feito o áudio, podemos começar a trazer matérias para debater diferentes pautas de juventude no próprio whatsapp (recomendamos também Discord, Slack ou Telegram).

  • Co-construção
    Escrever um Google Docs, fazer um Google Presentations ou outros de maneira coletiva. Queremos fazer um material sobre: "participação de jovens em defesa do meio ambiente", podemos abrir com um formulário para nossos colegas e depois co-construir um material que conte as histórias da nossa participação na nossa comunidade.

 

 REGIONAL 

 

Ações que podem inspirar impacto para além da nossa cidade!

  • Criando soluções
    Uma série de encontros virtuais para gerarmos soluções e projetos (virtuais ou não), a chave aqui é termos um apoio para jovens saírem de ideias iniciais ao projeto final

  • Debate sobre protagonismo jovem no tema 
    Como o jovem pode ser protagonista na “para um mundo sustentável”? Qual o papel do jovem no ambiente político, rural, indígena, educacional e empresarial? Debater caminhos e desafios para o jovem na temática; ou políticas públicas para os temas da justiça, saúde e meio ambiente do seu estado/município.

  • COVID-19
    Por que não debater e co-criar ações para atuação dos jovens em uma geração pós pandêmica ?

 Ferramentas para fazer eventos online 

  • Fizemos uma lista de ferramentas pra você utilizar! Algumas são pagas e outras gratuitas, a depender das funcionalidades, da quantidade de pessoas e do tempo de duração da reunião. Se tiver dúvidas em como usar, pode chamar os embaixas!

  • Fizemos também uma live sobre diferentes ferramentas online.

4. Checklist

4
Checklist para a sua atividade

​Reunimos aqui uma lista para você garantir que não esqueceu de nenhuma etapa!

 Julho 

 

☑ Inscrever-se no formulário de Fazedor do IYD Brasil

Definir: 

☑ objetivo da sua atividade

☑ o público da sua atividade

☑ o tema da sua atividade (dentro do tema geral, claro!)

☑ o formato da sua atividade (palestra, debate, bate-papo, etc)

☑ Escolha e teste com antecedência a ferramenta que irá utilizar

☑Chamar amigos(as) para te ajudar a organizar 

☑ Divulgar e convidar o seu público (com os materiais do item 6)

☑ Cadastrar a sua atividade no mapa oficial aqui

 

 Agosto 

 

☑ Fazer acontecer durante TODO o mês de Agosto

 

 Setembro 

 

☑ Enviar o relatório para o IYD Brasil (o link estará disponível no site em breve)

 

O que precisa ter no relatório? Vamos dar mais instruções em breve, mas garanta que terá fotos e vídeos, pode ser da tela do computador mesmo, já que teremos eventos online! Encoraje os participantes a tirarem ‘selfies’ com o evento na tela e também muitas capturas da tela.

 

Precisa de ajuda em alguma etapa? Os embaixas da sua região te apoiam! Se inscreva no formulário e te conectamos com eles!

5
Divulgando sua atividade

5. Divulgando sua atividade

 Peças de comunicação 

 

Disponibilizamos um Kit de Comunicação editável na ferramenta Canva com muitas artes e ideias para você divulgar a sua atividade e atrair participantes! 

 Receber inscrições 

 

Para receber inscrições da sua atividade, recomendamos utilizar a ferramenta Sympla! Ela permite criar uma página do seu evento, receber inscrições com Nome, E-mail e outras informações personalizadas. Além disso você pode disparar emails para os seus convidados e emitir certificados no final!

 Template de Apresentação 

 

Nossa apresentação em PDF aqui para você explicar sobre o movimento ou utilizar no dia da sua atividade para apresentar um conteúdo!

6
Materiais complementares

6. Materiais complementares

  • Lives IYD Brasil: faremos uma série de lives no Instagram do @iyd.brasil para te apoiar nessa jornada de fazedor. Acesse no nosso IGTV!

7
Perguntas e Respostas

7. Perguntas e Respostas

Mande suas dúvidas no nosso Instagram, te respondemos por lá e adicionaremos aqui, pois podem ser dúvidas de outras pessoas também!

Os fazedores recebem certificado?

Sim! Enviaremos certificado para todos os fazedores com o nº de horas de duração da atividade. Além disso, enviaremos a base do certificado para você disponibilizar para aqueles que participaram da sua atividade também! 

Qual é o mínimo de pessoas que minha atividade precisa ter?

No mínimo quatro pessoas realizando uma ação de impacto sobre o tema pode ser considerada uma atividade! 

Quantos anos preciso ter para ser um(a) fazedor(a)?

Não existe restrição ou limite de idade para organizar uma atividade. O Brasil define a Juventude entre 15 e 29 anos, mas se você se engaja com a juventude, faça acontecer! Nossa proposta é que a juventude participe da co-criação, desenvolvimento e execução do projeto de alguma forma, portanto se você está fora dessa faixa, convide jovens para fazer parte do processo com você!

 

Nos outros países existe um movimento específico sobre o dia da juventude, como o nosso?

Não. Nos outros países acontecem atividades, mas os jovens realizam por conta própria, sem um movimento organizado. 

 

Qual é a relação do IYD Brasil com a ONU?

Temos uma parceria institucional e também para o cadastro oficial das atividades do Brasil, ou seja: seu evento que foi cadastrado aqui automaticamente será cadastrado na plataforma da ONU. Porém não representamos a ONU e não podemos utilizar a logo deles no certificado, somente junto com a logo oficial do Dia Internacional da Juventude 2021.

bottom of page