O que é o Dia Internacional da Juventude e quando foi criado?

As datas comemorativas são criadas para colocar em pauta as mais diferentes temáticas, causas ou acontecimentos históricos. Nelas celebramos conquistas e damos luz a desafios ainda enfrentados no tema em questão, como o Dia Internacional da Mulher, o Dia da Consciência Negra ou o Dia da Visibilidade Trans.

O Dia Internacional da Juventude não poderia ser diferente. A data é comemorada anualmente no dia 12 de Agosto e tem o objetivo de celebrar o papel dos jovens para gerar mudanças e debater os desafios enfrentados pela juventude mundial.


Quando e por que foi criado o Dia da Juventude?

O Dia Internacional da Juventude foi criado em 1999, pela ONU (Organização das Nações Unidas), mas para entender o motivo vamos voltar um pouco no tempo.

Em 1977 e 1985, a ONU lançou duas resoluções com o objetivo de adotar estratégias para melhorar a comunicação entre a instituição e os jovens e organizações juvenis. O ano de 1985, inclusive, ficou marcado como o “Ano Internacional da Juventude”, por dar atenção aos problemas relacionados aos jovens do mundo e a contribuição juvenil para o desenvolvimento global.

Dez anos depois, em 1995, a ONU lançou o WPAY (World Programme of Action for Youth to the Year 2000 and Beyond, em português, “Programa Global de Ação para a Juventude para o ano 2000 em diante”). Trata-se de um programa para reforçar o comprometimento das Nações Unidas com a juventude e direcionar as respostas da comunidade internacional para os desafios dos jovens no próximo milênio. O WPAY chamava a comunidade internacional para ação em 10 áreas prioritárias: educação, emprego, fome e pobreza, saúde, meio ambiente, drogas, delinquência, atividades de lazer, meninas e jovens mulheres, e plena e efetiva participação da juventude na vida da sociedade e tomadas de decisão.

Finalmente, em 1998, aconteceu a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pela Juventude, organizada pelo governo de Portugal e a ONU, em Lisboa, entre os dias 8 e 12 de Agosto. Nessa data, foi criada uma resolução declarando o dia 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude. O objetivo era promover o WPAY entre os jovens e, claro, dar visibilidade para a temática e a importância da participação da juventude na solução dos desafios globais.

Foi em 1999, que a resolução foi aprovada e oficializada na Assembleia Geral da ONU, um dos eventos globais mais importantes da organização. Se você gosta de documentos oficiais, pode ler toda a resolução 54/120 neste link.

Vale ressaltar que uma resolução da ONU é um texto formal adotado pela ONU, emitido por algum dos órgãos da instituição, mas geralmente emitido pela Assembleia Geral ou pelo Conselho de Segurança.

Mas, o que acontece no Dia da Juventude?

Todos os anos, a ONU lança um tema para que jovens do mundo inteiro organizem atividades de impacto e promovam a juventude de seus países.

Veja abaixo todos os temas do Dia Internacional da Juventude (IYD - International Youth Day) até hoje, e clique em cada um deles para entender a visão da ONU sobre o tema (em inglês):

Como é o Dia Internacional da Juventude no Brasil?

O Brasil tem o maior movimento do mundo pelo Dia Internacional da Juventude, ou seja, somos o país que MAIS REALIZA EVENTOS NO MUNDO!

Tudo começou em 2019, com a criação do nosso movimento, o IYD Brasil. Uma dupla de jovens, Mari e Ernesto, uniram-se para articular com as principais organizações juvenis do nosso país (Conheça o nosso conselho) e apoiar os jovens de todo o Brasil na realização das atividades.

Em 2020, fizemos 3x mais atividades que o mundo inteiro somado, foram 1122 atividades de impacto em todos os estados.

Saiba mais sobre o IYD Brasil aqui no site e faça parte dessa transformação!

Sobre a autora:

Mariana Vieira é publicitária e se dedica ao impacto social, empreendedorismo e engajamento jovem. É co-fundadora do IYD Brasil, o maior movimento pelo Dia Internacional da Juventude no mundo, e gestora no Quintessa, aceleradora de negócios de impacto.

2,743 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo