VOLUNTARIADO: OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO

Se você já fez algum trabalho voluntário, com certeza se lembra do sentimento que você teve ao final do dia de trabalho, das pessoas que estavam com você e da causa pela qual você se voluntariou.


O voluntariado é uma experiência marcante e transformadora. É servir a uma causa, doar tempo e dedicação sem esperar nada em troca. Além disso, o voluntariado também é uma ótima maneira de você se desenvolver como pessoa e como profissional!

Eu tenho 24 anos e até hoje já trabalhei profissionalmente em dois lugares na minha carreira, mas já fui voluntária em muitas organizações, causas e projetos diferentes. Não tenho nenhuma dúvida de que essas experiências não só me ajudaram a conquistar estes empregos, como a me tornar a pessoa que sou hoje e conhecer meus valores.

Listei abaixo alguns motivos importantes pelos quais eu faço e recomendo a realização de trabalho voluntário, principalmente enquanto somos jovens:

- Autoconhecimento e crescimento pessoal: O trabalho voluntário nos tira da zona de conforto e muitas vezes nos apresenta desafios sociais e ambientais diferentes dos que nós vivenciamos. O contato com pessoas e situações novas nos ajuda a definir quais valores são importantes para nós e nos formam como cidadãos. Humildade, respeito, colaboração e empatia são alguns dos muitos valores que desenvolvemos e reforçamos em trabalhos voluntários.

- Desenvolvimento profissional: O voluntariado nos ensina a trabalhar em equipe, criar senso de responsabilidade, encontrar soluções para resolver problemas e lidar com pessoas diferentes de nós, que muitas vezes não conhecemos. E essas situações surgem toda hora na nossa vida, principalmente no mercado de trabalho! Ao fazer um trabalho voluntário, nós começamos a entender também que tipo de atividade gostamos de fazer, o que gostaríamos de aprender e quais são as nossas habilidades atuais, o que ajuda muito a encontrar um caminho profissional e dá uma certa orientação para a carreira.

Por exemplo, se você pensa em fazer Jornalismo, que tal começar se voluntariando para escrever textos em alguma organização? Ou se você é ótima de redes sociais e gostaria de aprender mais sobre o meio ambiente, por que não juntar as duas coisas e fazer voluntariado na área de comunicação de uma ONG ambiental? Já pensou treinar o inglês em uma organização internacional?

- Experiência no currículo: Ao buscar uma primeira oportunidade de emprego, é normal termos poucas atividades para preencher no currículo, e nesse caso o trabalho voluntário pode agregar muito! O mais importante não é fazer vários trabalhos voluntários só para colocar no currículo, mas sim saber como contar o que você aprendeu, que habilidades utilizou e como essa experiência tem relação com a vaga ou a empresa que você está se candidatando.

- Conhecer pessoas e fazer amigos: O voluntariado também é um espaço para conhecermos amigos para a vida toda, afinal, as pessoas que estão ali já têm muitos interesses e valores em comum, não é? Além disso, é uma chance de formar uma rede de contatos que podem te ajudar no futuro profissional, o que chamamos de networking!

O voluntariado pode ser presencial ou mesmo online, pode durar somente um dia em uma única ação ou pode ser um compromisso de vários meses. São muitas as possibilidades e você pode escolher o que cabe na sua rotina entre estudos e trabalho, pois lembre-se: é um compromisso real com outras pessoas e uma organização séria.

O voluntariado é uma oportunidade de conhecer novas áreas, desenvolver suas habilidades e descobrir muito potencial dentro de você. Aproveite!

Texto publicado originalmente no Portal Meninas Líderes em 26.11.2020


Sobre a autora:

Mariana Vieira é publicitária e se dedica ao impacto social, empreendedorismo e engajamento jovem. É co-fundadora do IYD Brasil, o maior movimento pelo Dia Internacional da Juventude no mundo, e gestora no Quintessa, aceleradora de negócios de impacto.





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo